Se analisar um filme com fãs fervorosos já é difícil, experimente discutir sobre um película clara sobre uma doutrina religiosa. Com todo o cuidado possível, Nosso Lar precisa ser analisado como cinema, buscando deixar em segundo plano qualquer influência religiosa que o filme possa ter.
Em alguns aspectos, Nosso Lar pode ser considerado um avanço no cinema brasileiro. Grande parte do mérito fica ao empenho técnico, principalmente para os efeitos especiais que caracterizam a vida pós-morte na trama. Porém a qualidade visual vista em Nosso Lar não de ser irregular. O cenário gráfico criado é bonito nos primeiros instantes, mas cansativo durante o desenvolvimento da trama. O conceito foi bem construído, mas a utilização acaba sendo irregular. As imagens aéreas e os exteriores estão convincentes, mas os interiores dos cenários deixam a desejar. A trilha sonora é assinada por Phillip Glass, em um dos seus trabalhos mais fracos nos últimos tempos. A fotografia, que ficou nas mãos do suíço Ueli Steiger, é regular e imprime o tom religioso da obra.
Deixando o mérito técnico de lado, vamos aos pitacos sobre a trama. É inegável que Nosso Lar tem seu público-alvo (espírita), já que o filme é adaptado da famosa obra de Chico Xavier. O grande problema é que a transição da obra para a telona é muito direcionada. Nosso Lar poderá ser um filme que será visto como obra-prima aosseguidores, porém descartável para seu público alternativo. O roteiro assinado pelo também diretor Wagner de Assis não consegue transformar Nosso Lar um produto mastigável para um público maior. A trama tem problemas graves em sua narrativa excessivamente didática, que insiste em explicar o que está sendo visto na tela de forma repetitiva e cansativa. Mas o pior é o teor de sermão da produção, que ao invés de se preocupar em esmiuçar o mundo espiritual, serve de pano de fundo para disseminar a doutrina espírita.
Religião é um assunto sério para ser levado aos cinemas. A sensação de atropelamento da fé alheia compromete a relação de Nosso Lar com um público mais abrangente. Pode ser um filme difícil de ser assistido, ainda mais com as cenas que insistem em demonstrar que os que não acreditam em vida pós-morte estão errados. O modo de abordagem da trama chega a ser irresponsável, dependendo do ponto de vista.
Como grande produção, Nosso Lar representa um avanço na produção de filmes nacionais. Como cinema, deixa muito a desejar.

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